Super 8 - Uma boa aventura para a Sessão da Tarde

Marcadores: , , , ,

Poucos nomes surgidos no cinema do século XXI têm tanto a dizer e a contribuir com esta arte como J.J. Abrams. Depois de colocar a TV no novo milênio e fazer com que ela dialogasse com a internet e toda uma geração de fãs de ficção científica e mistério com a série Lost, Abrams não parou e migrou para o cinema, primeiro dirigindo um altamente subestimado Missão: Impossível 3, de longe o melhor filme da série até o momento; depois, o diretor foi para a produção de Cloverfield: Monstro, filmaço do gênero "terror com a câmera na mão"; a seguir, seu maior passo: a tarefa árdua de recriar uma das franquias mais duradouras e amadas da ficção científica, Star Trek. O resultado foi o melhor filme da série, fincando bases para novas sequências, novamente sob seu comando.
Mas poucos filmes foram tão falados e aguardados pela massa nerd este ano quanto Super 8, afinal de contas, não é todo dia que o criador de Lost é produzido pelo inventor dos maiores blockbusters de todos os tempos, Steven Spielberg. Toda a atmosfera criada pela divulgação a conta-gotas de informações como a sinopse do filme, o teaser que deixava todo mundo louco para ver mais e a quase nenhuma imagem prévia do monstro da história, tudo isso fez com que o público esperasse ainda mais por esse filme.
Mas, apesar de ter os nomes de Spielberg e Abrams envolvidos, Super 8 ainda era uma aposta arriscada. O elenco não trazia nenhum nome conhecido - o rosto mais reconhecível pelo grande público deve ser Noah Emmerich, que fez o melhor amigo de Jim Carrey em O Show de Truman -, não era uma adaptação de história em quadrinhos, nem era um recomeço de alguma franquia consagrada. Tratava-se de uma história totalmente original, o que só por isso já merece reconhecimento e aplausos, em uma Hollywood saturada por adaptações e remakes, mas não bastou para o público, que fez com que Super 8 fracassasse em solo americano. O filme não deu prejuízo, mas ficou longe de ser o sucesso que o estúdio esperava.
Entretanto, diante de tantas informações, resta a dúvida: o filme, afinal, é bom ou não? Para mim, fã confesso dos dois nomes envolvidos, admito que esperava mais, embora acredite que isso se deve à minha alta expectativa. Ainda assim, Super 8 é uma boa aventura à moda antiga, que lembra muito Os Goonies e E.T. - O Extraterrestre, ambos filmes da empresa de Spielberg, a Amblin. Trata-se de um daqueles filmes que, em um mundo perfeito, seria reprisado à exaustão na Sessão da Tarde (se esta ainda fosse a mesma de antes). Conta a história de Joe e seus amigos, que estão fazendo um filme com uma câmera de super 8, comum nos anos 80. Os garotos estão filmando em uma estação de trem afastada da cidade quando presenciam o violento descarrilamento de um trem militar. A cena é fantástica, justificando todo o dinheiro investido. Enquanto tentam se salvar de serem atingidos pelos vagões, a câmera é largada enquanto ainda gravava. Joe percebe que alguma coisa estranha arrebenta a porta de um dos vagões e faz um barulho estranho. Os garotos fogem do local, mas sabem que presenciaram mais do que um acidente, algo que o exército está tentando esconder do público.
É seguindo nesse mistério que toda a aventura se desenrola, mas apesar de todo o enigma envolvendo o tal monstro, e as cenas fantásticas de ação que o tem como protagonista, o foco principal do roteiro está nos personagens, muito bem desenvolvidos. Abrams explora com precisão a amizade de Joe e Charles, e o romance juvenil iniciado entre Joe e Alice. Há emoção, correria, explosões, e humor. Tudo o que faz de uma aventura algo bacana de assistir.
Interessante também observar que o filme não tem pressa em mostrar o monstro, deixando o público curioso até o clímax, onde tudo já está explicado. Não se vê muito isso nos filmes de hoje, que de cara já mostram a criatura tirando do público qualquer sabor de descoberta conforme se desenrola a história.
No final das contas, Super 8 é um desses filmes à moda antiga, que parece feito para marcar uma geração, como foi com Os Goonies e E.T.. Não sei se chegará a tanto. Mas que é uma aventura com a marca Spielberg de qualidade, disso ninguém tem dúvida.

0 Comente aqui!:

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails