Listas

Os 20 melhores filmes dos últimos 20 anos

O site IMDB (Internet Movie Data Base), a maior e melhor fonte de informações sobre cinema do mundo, está completando 20 anos em outubro. Para celebrar, várias coisas legais foram colocadas no site, incluindo esta lista com os 20 melhores filmes destas últimas duas décadas. Aí está a lista, com comentários meus.

20. Matrix (1999), dos Irmãos Wachowski
Por que não pararam por aqui? Um filme completo, uma ficção científica revolucionária, uma visão profética de um futuro não muito longe da realidade. Interessante notar que depois deste, os Wachowski nunca mais foram os mesmos.

19. O Sexto Sentido (1999), de M. Night Shyamalan
Eu também fui pego de surpresa. E pensar que Shyamalan era tido como o "novo Spielberg", ao lidar com tanta destreza com o universo da criança sem nunca perder o lado assustador, e ainda trazendo Bruce Willis de volta do limbo. Depois deste, o diretor só seria feliz novamente em Corpo Fechado e (guardadas as devidas proporções) Sinais.

18. Os Excêntricos Tenembaums (2001), de Wes Anderson
Wes Anderson já era um diretor aplaudido por Rushmore (Três é Demais, no Brasil. Pois é.), mas foi com este filme que ele mostrou que era - e continua sendo - um dos cineastas mais originais e melancólicos que o cinema trouxe nestas últimas décadas.

17. Clube da Luta (1999), de David Fincher
Se Seven foi um filme arrebatador, com Clube da Luta David Fincher não poupa o espectador em nenhum momento. De longe o melhor papel de Brad Pitt, Tyler Durden é um dos vilões  - isso não quer dizer que haja algum mocinho no filme - mais marcantes da história.

16. A Origem (2010), de Christopher Nolan
Sem dúvida o melhor filme de ficção científica e ação desde Matrix. Interessante e original, sem deixar de ser divertido desde o primeiro frame. Leonardo Di Caprio em um papel majestoso, efeitos especiais acachapantes, roteiro perfeito.

15. Os Bons Companheiros (1990), de Martin Scorsese
Um clássico instantâneo, a obra de Scorsese é inesquecível. Envolvente, violenta e que nunca dá soluções fáceis. E pensar que perdeu o Oscar de melhor filme para Dança com Lobos...

14. Um Outra História Americana (1998), de Tony Kaye
O filme que fez muita gente virar fã de Edward Norton. Contundente e relevante.

13. Ligeiramente Grávidos (2007), de Judd Apatow
Apatow e sua turma mais uma vez entregam uma comédia espetacular, que consegue fazer rir sem abrir mão da emoção. A cena do parto é sem dúvida uma das mais sensacionais já filmadas.

12. O Grande Lebowski (1996), de Joel & Ethan Coen
Se Jeff Bridges não for lembrado por nenhum outro filme de sua carreira, ainda assim quem assistiu a O Grande Lebowski nunca se esquecerá. Engraçado como nenhum outro filme dos irmãos Coen. Uma das melhores e mais inteligentes comédias que consigo me lembrar.

11. Corra, Lola, Corra (1998), de Tom Tykwer
Nunca uma mulher de cabelo bem vermelho, correndo pelas ruas em três maneiras de contar uma mesma história foi tão legal e empolgante.

10. Distrito 9 (2009), de Neill Blomkamp
A mistura de ficção científica com crítica social rendeu um sucesso estrondoso, de público e crítica. A ideia de refugiados alieníginas confinados a uma favela sul-africana é simplesmente brilhante.

9. Filhos da Esperança (2006), de Alfonso Cuáron
Poucos filmes do gênero "futuro apocalíptico" são tão interessantes quanto este, desde a ideia inicial até a execução. De todas as produções do tipo, este é meu favorito.

8.Gladiador (2000), de Ridley Scott
A renovação dos filmes épicos só foi possível graças a Gladiador, uma das raras produções que pode se orgulhar de ter simplesmente todos a seu lado. Neste caso, a unanimidade não tem nada de burra.

7. Los Angeles: Cidade Proibida (1997), de Curtis Hanson
Com tantas atuações tão brilhantes e um roteiro tão denso, Los Angeles não sai da cabeça da gente, mesmo horas (ou até anos) depois da projeção. O noir mais colorido  - e ao mesmo tempo mais acinzentado - de que se tem notícia.

6. O Cavaleiro das Trevas (2008), de Christopher Nolan
Este tem dono: Heath Ledger, com seu Coringa distópico, anárquico e mal até a medula, enterrando a versão cartunesca de Jack Nicholson no filme de Tim Burton. Ledger é a alma do filme.

5. Pulp Fiction - Tempo de Violência (1994), de Quentin Tarantino
Assassinos que citam a Bíblia? Confere. Cenas antológicas? Confere. Diálogos geniais? Estão lá. No fim, o saldo de Pulp Fiction é mais que positivo. É a receita de um clássico.

4. O Show de Truman (1998), de Peter Weir
Profético e majestoso. Assim se define a fábula visionária de Peter Weir, com a melhor performance de Jim Carrey. Se você ainda não viu, corra para a locadora!

3. O Senhor dos Anéis (2001-2003), de Peter Jackson
Impossível separar apenas um dos filmes para colocar aqui. Chega a ser lugar comum falar da importância da maior série de fantasia de todos os tempos.

2. Os Imperdoáveis (1992), de Clint Eastwood
Eastwood realizou o último grande western de que se tem notícia e se firmou como um dos grandes cineastas que já apareceu no cinema. Uma lenda viva.

"Aquele que salva uma vida, salva o mundo inteiro."
1. A Lista de Schindler (1994), de Steven Spielberg
A imagem de uma menininha de vestido vermelho - em meio a um mar em preto e branco - correndo para fugir do massacre iminente, é das coisas mais tristes e ternas que o cinema já presenciou. Mas o filme é mais que apenas uma cena. Lembrar de Schindler (Liam Neesom) e Itzhak (Ben Kingsley) elaborando a lista que libertaria mais de mil judeus é uma experiência simplesmente arrebatadora. Spielberg nunca mais foi o mesmo depois de Schindler. O mundo do cinema também não.

As 33 Maiores Trilogias do Cinema


E a revista inglesa Empire lança mais uma de suas listas. Nesta nova empreitada, no entanto, a revista contou com a votação dos visitantes do site e fez uma seleção criativa e interessante. Importante: algumas trilogias relacionadas ganharam quartas partes. Foram contabilizadas pelo fato de que suas partes número 4 foram tentativas pífias (em sua maioria) dos produtores de capitalizarem em cima dos filmes originais. A única e honrosa exceção foi a segunda trilogia de Star Wars. Confira e comente.
33. A Trilogia de "Jersey"
Filmes: O Balconista, Barrados no Shopping e Procura-se Amy
Diretor: Kevin Smith
Filme mais fraco: Barrados no Shopping

32. Hannibal Lecter
Filmes: O Silêncio dos Inocentes, Hannibal e Dragão Vermelho
Diretores: Jonathan Demme, Ridley Scott, Brett Ratner
Filme mais fraco: Hannibal

31. Trilogia de Bergman
Filmes: Através de um Espelho, Luz de Inverno e O Silêncio
Diretor: Ingmar Bergman
Filme mais fraco: Através de um Espelho

30. Missão Impossível
Filmes: as partes 1, 2 e 3.
Diretores: Brian de Palma, John Woo e J. J. Abrams.
Filme mais fraco: a parte 2, com reviravoltas ridículas e mentiras exageradas demais!

29. Trilogia dos Mortos
Filmes: A Noite dos Mortos Vivos, Madrugada dos Mortos, O Dia dos Mortos
Diretor: George A. Romero
Filme mais fraco: fica difícil dizer, já que os três são maravilhosos, mas eu diria O Dia, por ter sido o que mais sofreu com imitações sofríveis.

28. Trilogia Mariachi
Filmes: El Mariachi, A Balada do Pistoleiro, Era Uma Vez No México
Diretor: Robert Rodriguez
Filme mais fraco: Era Uma Vez No México

27. Trilogia Millenium
Filmes: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, A Menina que Brincava com Fogo, A Rainha do Castelo de Ar
Diretores: Niels Arden Oplev, Daniel Alfredson, Daniel Alfredson
Filme mais fraco: A Menina que Brincava com Fogo

26. Trilogia Blade
Filmes: Blade - O Caçador de Vampiros, Blade 2, Blade Trinity
Diretores: Stephen Norrington, Guillermo Del Toro, David Goyer
Filme mais fraco: Blade Trinity

25. Trilogia dos Ducks (lembre-se de que foi uma votação!)
Filmes: Nós Somos os Campeões 1, 2, 3
Diretores: Stephen Herek, Sam Weisman, Robert Lieberman
Filme mais fraco: tá brincando? É difícil, mas vamos dizer a terceira parte desta infame trilogia.

24. Trilogia Austin Powers
Filmes: Austin Powers - 000, Um Agente Nada Discreto, Austin Powers - O Agente 'Bond' Cama, Austin Powers em O Homem do Membro de Ouro
Diretor: Jay Roach
Filme mais fraco: O Homem do Membro de Ouro

23. Trilogia Mad Max
Filmes: Mad Max, Mad Max 2, Mad Max - Além da Cúpula do Trovão
Diretores: George Miller, George Miller, George Miller & George Ogilvie
Filme mais fraco: Além da Cúpula do Trovão

22. Trilogia Conflitos Internos
Filmes: as partes 1, 2 e 3
Diretores: Lau Wai-keung & Alan Mak
Filme mais fraco: toda a trilogia é excelente, mas talvez seja o terceiro.

21. O Exterminador do Futuro
Filmes: O Exterminador do Futuro, Parte 2 - O Julgamento Final, Parte 3 - A Rebelião das Máquinas
Diretores: James Cameron, Jonathan Mostow
Filme mais fraco: a parte 3. Não tem Linda Hamilton, nem a direção de James Cameron

20. X-Men
Filmes: as partes 1, 2 e 3 - sendo a última parte chamada de O Confronto Final
Diretores: Bryan Singer, Brett Ratner
Filme mais fraco: sem sombra de dúvida, o terceiro filme. Personagens demais para roteiro de menos.
19. Corra que a Polícia Vem Aí
Filmes: as partes 1, 2 1/2 e 33 1/3
Diretores: David Zucker, Peter Segal
Filme mais fraco: a parte 33 1/3

18. Trilogia da Vingança
Filmes: Mr. Vingança, Oldboy, Lady Vingança
Diretor: Park Chan-Wook
Filme mais fraco: Lady Vingança

17. Pânico
Filmes: as partes 1, 2 e 3
Diretor: Wes Craven
Filme mais fraco: a parte 3

16. Trilogia Homem-Aranha
Filmes: as partes 1, 2 e 3
Diretor: Sam Raimi
Filme mais fraco: definitivamente, a parte 3. Alguém discorda?

15. As prequels de Star Wars
Filmes: A Ameaça Fantasma, O Ataque dos Clones, A Vingança dos Sith
Diretor: George Lucas
Filme mais fraco: disputa difícil entre A Ameaça Fantasma e O Ataque dos Clones

14. Duro de Matar
Filmes: as partes 1, 2 e 3 - A Vingança
Diretores: John McTiernan, Renny Harlin (parte 2)
Filme mais fraco: a parte 2

13. Piratas do Caribe

Filmes: A Maldição do Pérola Negra, O Baú da Morte, No Fim do Mundo
Diretor: Gore Verbinski
Filme mais fraco: No Fim do Mundo, afinal ninguém merece ver um filme de quase três horas com apenas duas cenas de ação.

12. Trilogia Alien
Filmes: Alien - O Oitavo Passageiro, Aliens - O Resgate, Alien 3
Diretores: Ridley Scott, James Cameron, David Fincher
Filme mais fraco: Alien 3, sem pestanejar. Idas e vindas de diretores e o que recebeu os créditos caiu fora quando não o deixaram editar o filme.

11. Trilogia das Cores
Filmes: A Liberdade é Azul, A Igualdade é Branca, A Fraternidade é Vermelha
Diretor: Krzysztof Kieslowski
Filme mais fraco: A Igualdade é Branca, mas só porque a gente tem que apontar um mais fraco.

10. Trilogia The Evil Dead (Uma Noite Alucinante)
Filmes: as partes 1, 2 e 3
Diretor: Sam Raimi
Filme mais fraco: a parte 3.

9. Trilogia Matrix
Filmes: Matrix, Matrix Reloaded, Matrix Revolutions
Diretores: Irmãos Wachowski
Filme mais fraco: Reloaded. Rave em Zion?

8. Trilogia dos Dólares

Filmes: Por Um Punhado de Dólares, Por Uns Dólares a Mais, Três Homens em Conflito
Diretor: Sergio Leone
Filme mais fraco: Por Uns Dólares a Mais, que ainda é excelente.

7. Indiana Jones
Filmes: Os Caçadores da Arca Perdida, O Templo da Perdição, A Última Cruzada
Diretor: Steven Spielberg
Filme mais fraco: essa é difícil (de novo). Mas fico com O Templo da Perdição.

6. A Trilogia Bourne 
Filmes: A Identidade Bourne, A Supremacia Bourne, O Ultimato Bourne
Diretor: Doug Liman, Paul Greengrass (os dois últimos)
Filme mais fraco: comparando com os filmes de Paul Greengrass, A Identidade perde em ritmo.

5. O Poderoso Chefão 
Filmes: As partes 1, 2 e 3
Diretor: Francis Ford Coppola
Filme mais fraco: sem hesitação: a parte 3. Motivo? Sofia Coppola, filha do diretor, estreando como atriz. Ainda bem que ela virou cineasta (e das boas).

4. Toy Story 
Filmes: As partes 1, 2 e 3.
Diretores: John Lasseter, Lee Unkrich (o último)
Filme mais fraco: desculpe, mas nessa eu passo. Filme da Pixar? Não tem ruim. Nem fraco.

3. Trilogia De Volta Para o Futuro
Filmes: As partes 1, 2 e 3.
Diretor: Robert Zemeckis
Filme mais fraco: outra tarefa complicada. Mas a que eu menos gosto é a parte 3.

2. Trilogia Star Wars original
Filmes: Guerra nas Estrelas, O Império Contra-Ataca, O Retorno de Jedi
Diretor: George Lucas, Irvin Kershner, Richard Marquand
Filme mais fraco: alguns dizem que é O Retorno de Jedi, mas honestamente, eu adoro os três.

O Senhor dos Anéis, a primeira colocada. Alguma novidade?
1. O Senhor dos Anéis
Filmes: A Sociedade do Anel, As Duas Torres, O Retorno do Rei.
Diretor: Peter Jackson
Filme mais fraco: sério que você não sabia que trilogia seria a vencedora? Não tem como não concordar com a lista neste ponto. Cenário maravilhoso, atuações magistrais, efeitos especiais que não perdem seu brilho, desenvolvimento de personagens sensacional, um roteiro que não deixa nenhuma ponta solta. Sem falar na montanha de Oscars. Filme mais fraco? Tá brincando?


5 Gêneros de Filmes que Hollywood Deveria Esquecer

Mais uma divertida lista da revista inglesa Empire. Desta vez os caras resolveram listar aqueles tipos de filmes que todos já sabem o começo, meio e fim. São aqueles filmes que são lançados aos montes nos cinemas, e que já foram esgotados por Hollywood. A tradução é minha. Confira:

1. O Filme "de Executivo"
A História: 
O protagonista é alguém viciado em trabalho que descobre o que é importante na vida.
Exemplos:
Um Homem de Família (foto), O Mentiroso, Uma Linda Mulher, Uma Noite no Museu 2, Hook - A Volta do Capitão Gancho, Imagine Só, Um Bom Ano.
Caso Típico:
Você conhece a história. Nosso Herói é o cara que passa cada minuto em que está acordado trabalhando, obcecado com a papelada e mostrando nenhum interesse na vida fora do escritório e muito menos nas mulheres de sua vida. Se tiver um relacionamento amoroso, é algo frio e sem paixão.Se tem filhos, eles são esquecidos constantemente e certamente deve ter perdido o último jogo de beisebol do moleque mais novo. Mas um dia, uma fada madrinha / um acidente louco / interesse amoroso de espírito livre aparece e muda tudo isso.
Antes que você perceba, Nosso Herói jogou fora seu Blackberry e está matando o trabalho passando o dia com seu recém encontrado amigo sobrenatural / recém descoberto senso das maravilhas do mundo / adorável filho ou namorado(a). No final, abraços calorosos, bichinhos de estimação e futura felicidade, tudo fornecido por uma solução mágica que garante a manutenção financeira do antigo estilo de vida.
Honrosa Exceção:
Um Conto de Natal (o original, de 1938 - o melhor)
Porque já chega desse gênero:
No atual clima econômico, isto é mais conto de fadas do que dá para aturar. Além disso, é muuuuuuuito chato!

2. O filme do tipo "Seja Você Mesmo"
A História:
Um desajeitado deseja se misturar à multidão, mas aprende a importância de ser ele mesmo.
Exemplos:
Marmaduke, Nunca Fui Beijada (foto), High School Musical, Camp Rock, O Diário da Princesa, Madagascar 2, O Espanta-Tubarões.
Caso Típico:
Ei, ninguém está dizendo que é fácil ser adolescente. Mas não é fácil por centenas de razões, então por que vemos a mesma história repetidamente? É assim que acontece: Nosso Herói, provavelmente um adolescente, tem um grupo eclético de amigos. É possível que tenha acabado de se mudar para aquela escola e tenha sido adotado por esse grupo. De qualquer forma, as coisas não vão nada bem até que Nosso Herói, através de uma estranha virada do destino, é notado e passa a fazer parte da multidão.
Antes que você comece a bocejar, ele já abandonou e possivelmente traiu seus antigos amigos, e se transformou totalmente, para sair bem na foto.Em breve, entretanto, quando confrontado com exigências além das que Nosso Herói está disposto a cumprir, rejeita os novos amigos e volta para os antigos, que reconquista com uma evidente demonstração de humildade.
Honrosa Exceção:
Meninas Malvadas, que é bom o bastante para perdoarmos. E O Diabo Veste Prada, que ao menos aborda o assunto sob um ponto de vista diferente.
Porque já chega desse gênero:
Porque nós já entendemos. Seja você mesmo. OK. Mas se não fizermos nenhum esforço para nos adaptarmos, seremos tidos como estranhos a vida inteira, então os filmes estão mentindo para nós, e deveriam estar propagando que há um meio-termo nisso tudo. 

3. O filme "de uma grande mentira"
A História:
Pessoa mente a respeito de algo para fazer com ele/ela se apaixone, é desmascarado e imediatamente chutado, mas acaba se dando bem.
Exemplos:
Penetras Bons de Bico, Como Perder Um Homem Em Dez Dias, Encontro de Amor, Ela é Demais, Ela é o Cara, Armações do Amor, 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você (foto).
Caso Típico:
Começa às vezes como um mal entendido, um caso de identidade trocada, talvez. Com frequência é uma estratégia proposital mas de curto prazo, que sai do controle e toma a vida do herói. Mas logo Nosso Herói vê as vantagens da mentira – acima de tudo a chance de chegar perto de um mulherão – e decide manter a história. Vestir-se do sexo oposto, fingir riqueza, o que quer que seja: no fim a verdade vem à tona (Nosso Herói pode ainda confessar) e a bonitona logo sai fora dessa, cortando todos os laços.
Nosso Herói sofre por um tempo, e aqui a história diverge. Nosso Herói pode iniciar uma ofensiva charmosa para reconquistar a bonitona, ou a bonitona pode perceber sozinha que Nosso Herói não era tão ruim no final das contas. Amigos e sábios mentores poderiam atuar neste momento. A parte importante é que, ao cair das cortinas, tudo está perdoado e eles estão apaixonados novamente. A moral? Mentir garantirá a você a eterna felicidade com a bonitona da sua escolha, contanto que em algum ponto você conte tudo. Espere, não é isso que aprendemos na aula de religião. Estamos confusos. 
Honrosa Exceção:
Quanto Mais Quente Melhor, onde nem Marilyn nem o milionário Osgood Fielding III sequer piscam quando descobrem que suas amigas e namoradas eram na verdade homens.
Porque já chega desse gênero:
Claro, as pessoas mentem às vezes para conseguirem o que querem. Mas na vida real elas se explicam
muito mais cedo que nos filmes, e na maioria das vezes são perdoadas, ao invés de serem chutadas.

4. O Filme "do Peixe-Fora-D'Água"
A História:
Peixe-fora-d'água ensina a uma intragável nova cidade a respeitar o seu jeito esquisito.
Exemplos:
Crocodilo Dundee, Um Duende em Nova York, Lilo & Stitch, 
Carros, O Que Uma Garota Quer, O Diário da Princesa, 
Ela Dança, Eu Danço, Encantada, Quero Ser Grande, 
Legalmente Loira, Kate & Leopold, 
Babe - O Porquinho Atrapalhado, Miss Simpatia (foto)
Mudança de Hábito, Um Tira da Pesada
Caso Típico:
Nosso Herói é introduzido em um cenário novo e muito diferente.
Depois de anos em: Deserto Australiano / Las Vegas / o século XIX
/ um chiqueiro, aqui estão eles em: Nova York / um convento
/ o século XXI / um rebanho de ovelhas – e como as coisas
são diferentes! O jeito doido do Nosso Herói faz com que
ele fique como Arnold Schwartznegger em um convento, mas ele faz
algum esforço para se adaptar e é introduzido nos costumes
maravilhosos deste novo ambiente depois de algum treinamento anterior
– e muito engraçado.
Mas antes que você diga, “O choque cultural é uma estrada de
mão dupla”, as pessoas nesta cidade já estão: falando como australianos / cantando soul music na igreja
/ falando a língua das flores ou, é... pastoreando ovelhas com um porco. É um dia inteiramente novo,
um lugar mais feliz e mais aberto, e tudo graças ao Nosso Herói! Aplausos, por favor.
Honrosa Exceção:
Edward Mãos de Tesoura, onde o final é muito diferente do normal.
Porque já chega desse gênero:
Há um argumento de que estas histórias servem para promover o entendimento e combater o preconceito,
sendo assim, OK. Mas o fato triste é que uma única pessoa normalmente não causa tamanho abalo sísmico.

5. O Filme "de Rejeitados"
A História:
Um grupo de rejeitados e perdedores descobre ser melhor que os populares.
Exemplos:
Golpe Baixo, Mudança de Hábito 2, A Casa das 
Coelhinhas, A Vingança dos Nerds (foto)
Virando o Jogo, As Apimentadas
Caso Típico:
Esta não é a história do bando de desajustados que
conseguem realizar algo (pense em Vida de Inseto),
mas o caso específico onde os desajustados triunfam
sobre um grupo melhor treinado, mais equipado e mais
experiente. Isso é muito, muito comum em filmes
esportivos. Nosso Herói, possivelmente um treinador motivador, ocasionalmente uma coelhinha da Playboy,
os encontram carregados com o estigma de fracassados. Podemos estar falando de uma equipe esportiva,
uma fraternidade de estudantes, uma classe escolar ou de presidiários. Nosso Herói decide inspirar este
grupo de desajustados (onde há o gordo, o nerd, e um futuro astro/estrela que só precisa da confiança que
os iniciantes precisam) e no espaço de apenas algumas montagens de cenas eles vão do zero até se tornarem
heróis.
Mas ainda tem o Time Maligno, que provavelmente humilhou Nossos Heróis no começo e certamente já usou
de trapaças contra eles em algum ponto da história, esperando para serem enfrentados na Grande Final. Com
seus uniformes de ponta e espírito de equipe, o Time Maligno parece imbatível, perfeito e equilibrado. Mas o
que é isto? Nossa equipe heterogênea usa suas forças individuais e acaba formando um todo formidável, e
naquele momento crucial que envolve: o lançamento do dado / o jogo de futebol / o Dó Maior, eles acabam
vencedores. Bebidas por conta do Nosso Herói, pessoal!
Honrosa Exceção:
Com a Bola Toda. Ei, é divertido. E Jamaica Abaixo de Zero, porque, você sabe, é Jamaica Abaixo
de Zero.
Porque já chega desse gênero:
 
Porque normalmente o melhor time vence.

Um elemento bônus que NINGUÉM AGUENTA MAIS:
"A Corrida do Amor"

Exemplos:
Simplesmente Amor, Um Lugar Chamado Notting Hill, Uma Linda Mulher, Idas e Vindas do Amor, 
Harry e Sally - Feitos Um Para o Outro, O Melhor Amigo da Noiva (foto), Splash - Uma Sereia em 
Minha Vida, Doce Lar, Sintonia de Amor e um monte de outros (sugira nos comentários)!
Caso Típico:
Este não é um gênero inteiro; é apenas um pequeno elemento,
mas está tão chato que estamos mostrando aqui assim
mesmo. A corrida do amor acontece em muitos filmes, o
bastante para considerarmos que este elemento nunca mais pode
ser usado. Acontece assim. Nosso Herói percebe, finalmente, quem
ele/ela realmente ama. Mas o lance aqui é o tempo! Nosso Herói
tem que: atravessar a cidade ou o país antes que o objeto de sua
afeição desapareça para sempre! Ou talvez não, já que na
metade das vezes eles nem estavam indo para lugar algum.
Há uma boa chance de Nosso Herói estar vestido
inapropriadamente para esta corrida, uma chance ainda maior
de ter a polícia atrás dele/dela no fim da jornada, e 100% de
chances de estar suado quando finalmente chegar. Nada que
incomode a pessoa amada.
Honrosa Exceção:
A Primeira Noite de Um Homem, que não nos deixa com um
clímax artificial. Ah, e Quanto Mais Idiota Melhor 2 por acabar com
tudo isso.
Porque já chega disso:
Porque é tão chato perceber que, com muita frequência, não há nem mesmo um prazo que Nosso Herói
está tentando cumprir. Eles só estão correndo para adicionar alguma empolgação a um filme que é incapaz de
empolgar por meio dos diálogos ou personagens.


  
 

As 50 melhores refilmagens de todos os tempos

Sempre gostei das listas da revista inglesa Empire. São divertidas e menos intelectualóides que outras listas. Não se prendem aos filmes que só agradaram os críticos e afastaram o público (a verdadeira razão do cinema existir). A revista lançou hoje a lista das 50 melhores refilmagens de todos os tempos. Refilmagens, ou remakes na linguagem cinéfila, não são nenhuma novidade. Se um filme estrangeiro faz sucesso em seu país de origem e relativamente nos EUA, muito provavelmente a produção ganhará uma refilmagem hollywoodiana. Isso também acontece com filmes antigos, mesmo sendo americanos. Nada contra, se o remake mantiver (ou quem sabe superar) a qualidade do original. O problema é que isso é raro. A Empire fez algumas escolhas polêmicas - Uma Saída de Mestre e Operação Cupido estão entre os listados - mas a seleção não deixa de ser bem divertida. Vamos a ela:

50. Uma Saída de Mestre (The Italian Job, de F. Gary Gray, 2003)
Original: Um Golpe à Italiana (The Italian Job, de Peter Collinson, 1969)

49. Três Solteirões e um Bebê (Three Men and a Baby, de Leonard Nimoy, 1987)
Original: o sucesso francês Trois Hommes Et Un Couffin (de Coline Serreau, 1985)

48. Violência Gratuita (Funny Games, de Michael Haneke, 2007)
Original: o filme homônimo dirigido pelo mesmo Michael Haneke na Alemanha.

47. Assalto ao 13º Distrito (Assault on Precinct 13, de John Carpenter, 1976)
Original: o faroeste Onde Começa o Inferno (Rio Bravo, de Howard Hawks, 1959)

46. Quarentena (Quarantine, de John Erick Dowdle, 2008)
Original: [Rec] (de Jaume Balagueró & Paco Plaza , 2007), terrorzaço espanhol.

45. Operação Cupido (The Parent Trap, de Nancy Meyers, 1998)
Original: o filme homônimo de David Swift, 1961.

44. Inimigo Meu (Enemy Mine, de Wolfgang Petersen, 1985)
Original: Inferno no Pacífico (Hell in the Pacific, de John Boorman, 1968)
43. Entre Irmãos (Brothers, de Jim Sheridan, 2009)
Original: Brothers (da sueca Susanne Bier, 2004)

42. A Gaiola das Loucas (The Birdcage, de Mike Nichols, 1996)
Original: o filme francês homônimo de Édouard Molinaro, 1978.

41. De Tanto Bater Meu Coração Parou (De battre mon coeur s'est arrêté, de Jacques Audiard, 2005)
Original: o obscuro filme americano Fingers (de James Toback, 1978).

40. Paranoia (Disturbia, de D.J. Caruso, 2007)
Original: Janela Indiscreta (Rear Window, de Alfred Hitchcock, 1954)

39. Sabotador (Saboteur, de Alfred Hitchcock, 1942)
Original: o filme inglês Os 39 Degraus (The 39 Steps, do mesmo Alfred Hitchcock, 1935)

38. O Chamado (The Ring, de Gore Verbinski, 2002)
Original: o japonês Ringu (de Hideo Nakata, 1998)

37. Outland - Comando Titânio (Outland, de Peter Hyams, 1981)
Original: Matar ou Morrer (de Fred Zinnemann, 1952)

36. Perfume de Mulher (Scent of a Woman, de Martin Brest, 1992)
Original: o italiano Profumo di Donna (de Dino Risi, 1974)

35. A Múmia (The Mummy, de Stephen Sommers, 1999)
Original: A Múmia (The Mummy, de Karl Freund, 1932) - este, de refilmagem só tem o nome.

34. Chamas da Vingança (Man on Fire, de Tony Scott, 2004)
Original: Man on Fire (de Elie Chouraqui, 1987)

33. Os Indomáveis (3:10 to Yuma, de James Mangold, 2007)
Original: Galante e Sanguinário (3:10 to Yuma, de Delmer Daves, 1957)

32. Invasores de Corpos (Invasion of the Body Snatchers, de Philip Kaufman, 1978)
Original: Vampiros de Almas (Invasion of the Body Snatchers, de Don Siegel, 1956)

31. True Lies (de James Cameron, 1994)
Original: o francês La Totale!, de Claude Zidi, 1991.

30. Insônia (Insomnia, de Christopher Nolan, 2002)
Original: Insomnia (de Erik Skjoldbjærg, 1997)

29. Night and the City (de Irwin Winkler, 19920
Original: Sombras do Mal (de Jules Dassin, 1950)

28. Um Tiro na Noite (Blow Out, de Brian De Palma, 1981)
Original: Blow Up - Depois Daquele Beijo (Blow-Up, de Michelangelo Antonioni, 1966)

27. Guerra dos Mundos (War of the Worlds, de Steven Spielberg, 2005)
Original: o filme homônimo de Byron Haskin, 1953.

26. King Kong (de Peter Jackson, 2005)
Original: o filme homônimo de Merian C. Cooper & Ernest B. Schoedsack, 1933.

25. Os Dez Mandamentos (The Ten Commandments, de Cecil B. DeMille, 1956)
Original: o filme homônimo do mesmo diretor, em 1923.

24. O Homem Que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much, de Alfred Hitchcock, 1956)
Original: o filme homônimo do mesmo diretor, em 1956.

23. Por Um Punhado de Dólares (A Fistful of Dollars, de Sergio Leone, 1964)
Original: Yojimbo (de Akira Kurosawa, 1961)

22. Vanilla Sky (de Cameron Crowe, 2001)
Original: Abra os Olhos (Abre Los Ojos, de Alejandro Amenábar, 1997)

21. O Americano Tranquilo (The Quiet American, de Phillip Noyce, 2002)
Original: filme homônimo de Joseph L. Mankiewicz, 1958.

20. Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead, de Zack Snider, 2004)
Original: Zombie - O Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead, de George A. Romero, 1978)

19. Nasce uma Estrela (A Star is Born, de George Cukor, 1954)
Original: filme homônimo de William A. Wellman, 1937.

18. Sorcerer (de William Friedkin, 1977)
Original: filme francês O Preço do Medo (de Henri-Georges Clouzot, 1953)

17. Thomas Crown - A Arte do Crime (The Thomas Crown Affair, de John McTiernan, 1999)
Original: Crown, O Magnífico (The Thomas Crown Affair, de Norman Jewison, 1968)

16. Nosferatu (de Werner Herzog, 1979)
Original: filme homônimo de F. W. Murnau, 1922.

15. Ben-Hur (de William Wyler, 1959)
Original: filme homônimo de Fred Niblo, 1925.

14. Tarde Demais Para Esquecer (An Affair to Remember, de Leo McCarey, 1957)
Original: Duas Vidas (Love Affair, de Leo McCarey, 1939)

13. O Falcão Maltês (The Maltese Falcon, de John Huston, 1941)
Original: The Maltese Falcon (de Roy Del Ruth, 1931)

12. Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu! (Airplane, de Jim Abrams, David Zucker & Jerry Zucker, 1980)
Original: Zero Hour! (de Hal Bartlett, 1957)

11. Scarface (de Brian De Palma, 1983)
Original: Scarface - A Vergonha de Uma Nação (Scarface, de Howard Hawks, 1932)

10. Sete Homens e um Destino (The Magnificent Seven, de John Sturges, 1960)
Original: Os Sete Samurais (Shochinin No Samurai, de Akira Kurosawa, 1954)

9. Jejum de Amor (His Girl Friday, de Howard Hawks, 1940)
Original: The Front Page (de Lewis Mileston, 1931)

8. Os Doze Macacos (Twelve Monkeys, de Terry Gilliam, 1995)
Original: o curta-metragem clássico La Jetée, de Chris Baker, 1962.

7. Onze Homens e Um Segredo (Ocean's Eleven, de Steven Soderbergh, 2001)
Original: filme homônimo de Lewis Milestone, 1960.

6. Os Infiltrados (The Departed, de Martin Scorsese, 2006)
Original: Conflitos Internos (Infernal Affairs, de Lau Wai-keung & Alan Mak, 2002)

5. Cabo do Medo (Cape Fear, de Martin Scorsese, 1991)
Original: filme homônimo de J. Lee Thompson, 1962.

4. Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot, de Billy Wilder, 1959)
Original: filme alemão Fanfaren der Liebe, de Kurt Hoffman, 1951.

3. A Mosca (The Fly, de David Cronemberg, 1985)
Original: filme homônimo de Kurt Neumann, 1958.

2. O Enigma de Outro Mundo (The Thing, de John Carpenter, 1982)
Original: filme homônimo de Christian Nyby, 1951.

1. Fogo Contra Fogo (Heat, de Michael Mann, 1995)
Original: o filme feito para TV L.A. Takedown, de Michael Mann, 1989.

Ufa! E aí, gostou, não gostou, comente, dando sua opinião a respeito. Para conferir a reportagem completa da Empire (em inglês), clique aqui.

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