Bravura Indômita

Marcadores: , , , ,

Novo filme dos irmãos Coen é forte candidato ao Oscar

Muitos fãs de westerns desconhecem o fato de que um dos maiores filmes do gênero, Bravura Indômita, estrelado por John Wayne - que lhe rendeu seu único Oscar - é baseado no romance homônimo escrito por Charles Portis e publicado pela primeira vez em 1968. Falo isso porque quando os irmãos Joel e Ethan Coen anunciaram que seu novo projeto era filmar Bravura Indômita, alguns franziram a testa pensando: heresia! Refilmar um clássico intocável!
Na verdade, este Bravura Indômita não se trata de um remake, mas da adaptação do livro. E antes que alguém pergunte, sim, o filme é (muito) bom.
Nas mãos dos irmãos Coen, a obra de Chales Portis recebe uma adaptação mais do que digna. Os cineastas convocaram o eterno Lebowski, Jeff Bridges, ainda na ressaca pela vitória no Oscar do ano passado, para estrelar como Reuben "Rooster" Cogburn (papel que rendeu o prêmio da Academia a John Wayne, em 1970), um xerife bêbado, decadente e durão, que é contratado pela jovem Mattie Ross (a novata Hailee Steinfeld) para perseguir em território indígena Tom Chaney (Josh Brolin), o assassino de seu pai, que lá se refugiou, em companhia de uma temida e procurada gangue. Recebendo a companhia não solicitada do Texas Ranger LaBoeuf (Matt Damon), que também persegue Chaney, os dois vão em busca do assassino e viverão uma aventura inesquecível.
Com um tom saudosista, o filme é um western tradicional, com grandes paisagens, cowboys durões, tiroteios empolgantes e mensagem sobre crime e castigo, tão relevante hoje como era quarenta anos atrás. A trilha sonora evoca antigos hinos protestantes, que combinam perfeitamente com o clima da produção. Com um clímax repleto de suspense, Bravura Indômita é sem dúvida candidato a várias indicações ao Oscar, e não seria nada mal incluir Jeff Bridges no páreo para Melhor Ator.
Como têm mostrado nos últimos anos, os irmãos Coen são sempre fortes concorrentes ao maior prêmio do cinema. Este ano, penso eu, não será diferente.

1 Comente aqui!:

  1. Xxx disse...:

    Ótimo post!!

    Abraços...

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails