Oliver Twist

Não foi um fim de semana fácil. Em três dias, todos os filmes que assisti me fizeram chorar, me revoltar, me envolver, e sair abalado. Dentre os filmes enfrentados, estão Irmão Urso, Olga, O Óleo de Lorenzo e este Oliver Twist.
Dirigido por Roman Polanski, diretor oscarizado por O Pianista, esta versão em celulóide da obra clássica de Charles Dickens é um primor visual. Com uma direção de arte excepcional, o espectador parece viajar no tempo e descobrir uma Londres que não tem nada de romântica ou idílica. Suja, fétida e implacável com os fracos, a capital inglesa é mostrada em sua essência, com todos os problemas de uma metrópole do século XIX. É neste lugar que chega Oliver (o estreante Barney Clarke), um órfão sem sobrenome, tentando sobreviver. O menino, de apenas 10 anos, não tem perspectiva nenhuma. Não sabe ler, não possui a malandragem das ruas, portanto pode ser ludibriado por qualquer um. E é justamente o que faz um ladrão trambiqueiro chamado Fagin (Ben Kingsley, irreconhecível), que alicia meninos para roubarem coisas nas ruas e trazê-las para ele. Ao mostrar esta relação dúbia entre Oliver e Fagin, o filme dá a entender que o velho malandro tem seu coração tocado pela ingenuidade e pureza de Oliver, ao mesmo tempo o desprezando e o amando.
O filme é uma sucessão de tipos mau-caráter, dando a impressão que não havia quase ninguém de boa índole naquele tempo! Felizmente, a maldade não era regra, já que Oliver encontra o Sr. Brownlow, um homem bondoso que também é tocado pelo menino. Emocionante, tocante, Oliver Twist me deixou com um sorriso no canto da boca. Espero que deixe você também.

2 Comente aqui!:

  1. Anônimo disse...:

    Dos filmes que você citou agora, só não vi Olga (por enquanto). Qto a Oliver Twist, não só vi como escrevi um post sobre o filme. O clássico de Dickens é muito bom! A propósito, comprei no sebo Uma história de Natal. abraços,

  1. Anônimo disse...:

    foi um fds... inspirador... rs... pelo menos, me inspirou a chorar... mas este filme é realmente ótimo... e melhor ainda foi ter assistido antes de vc... hahaha ...BJS!!

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails