Julie e Julia

Marcadores: , ,

Na gíria americana diz-se que Chick Flicks são aqueles filmes voltados exclusivamente para o público feminino, contendo mensagens que somente as descendentes de Eva hão de entender. Se Julie e Julia (EUA, 2009) é um exemplo de Chick Flick eu não sei. Para saber, devo fazer algumas perguntas facilmente respondidas por qualquer um que assistir ao filme. Primeiro: as protagonistas são duas mulheres? Sim. Meryl Streep e Amy Adams são, respectivamente, Julia Child e Julie Powell, separadas por 60 anos de história - Julia está no ano de 1942 e Julie em 2002 - a primeira, uma americana em Paris, está descobrindo seu dom para a gastronomia, e iria revolucionar a maneira como os americanos cozinhavam. A segunda, uma funcionária pública vivendo em Queens, NY, apaixonada por cozinha que decide começar um blog em que relata suas experiências durante um ano, quando preparou as mais de 500 receitas do livro de culinária francesa escrito por Julia Child.
Segunda pergunta (já respondida): o tema é afeito ao público feminino? Sim, afinal, estamos falando de culinária. Machismos à parte, não dá para dissociar o tema culinária à imagem da mulher, pelo menos não ainda. Sei que a maioria dos chefs profissionais são homens, mas o filme mostra uma dona de casa, que se aventura no mundo dos profissionais. Nada mais feminino, creio eu.
OK, depois de verificar que de fato Julie e Julia é chick flick, deixe-me explicar porque eu, como homem, apreciei tanto este filme dirigido por Nora Ephron (Sintonia de Amor, Mensagem Pra Você, Michael - Anjo e Sedutor). Trata-se de um filme sensível, divertido, engraçado e delicioso! As duas atrizes estão sublimes, e o elenco de apoio não fica para trás.
Com uma história tão saborosa, como eu poderia resistir a um chick flick tão bem feito?

2 Comente aqui!:

  1. Ester Malafaia disse...:

    Só porque é um Chick Flick, não significa que os homens não possam apreciar, né... até porque se trata de um bom filme. E pronto.
    Apesar de q eu ainda não assisti...rs...
    BJS!

  1. Ester Malafaia disse...:

    ah... gostei do visu...

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails