Oldboy (da série: 1001 Filmes)

Marcadores: , , , ,

O cinema coreano do século XXI tem se mostrado forte e competitivo, trazendo filmes capazes de cativar até o mais desconfiado dos espectadores. Bons exemplos deste novo cinema surgem a cada ano, mas foi Oldboy (Coréia do Sul, 2003), do diretor Chan-wook Park, que serviu como estopim desta onda oriental que tem invadido as salas de exibição do ocidente.
Invasão merecida, diga-se por passagem. A obra de Park é contundente, mordaz e violentamente sedutora, para dizer o mínimo. Um filme que merece ser visto três, quatro vezes, até que se extraia tudo o que ele tem a dizer. Conta a história de Dae-Su, um homem que é sequestrado e aprisionado por 15 anos em um quarto sem janelas, sem saber quem o sequestrou e muito menos a razão de tal ato. Depois deste longo período, ele é simplesmente libertado e tem 5 dias para buscar as respostas para seus questionamentos e, é claro, realizar sua vingança. Mas Oldboy vai além da velha história de vingança, personificada por Charles Bronson em sua série Desejo de Matar. A trama esconde muitos segredos e surpresas, que são revelados nos inúmeros flashbacks que permeiam todo o filme. Misturando incesto, (muita) violência gráfica, imagens marcantes e atuações às vezes exageradas (típicas do cinema deste país), Oldboy não economiza em questionamentos a respeito do verdadeiro valor da vingança. Afinal, vale mesmo a pena buscá-la? E depois de obtê-la, o que acontece?
São perguntas assim que vão surgindo durante o filme; algumas serão respondidas, mas a maioria delas fica para a conclusão do próprio espectador que, atônito, só irá tentar respondê-las depois que se recuperar. É assim mesmo; Oldboy não é moleza. Mas é sensacional.

2 Comente aqui!:

  1. Ismael Angelus disse...:

    Lembro-me quando meu amigo Valdemar baixou esse filme dizendo que era um dos 'favoritos' do Tarantino. Fiquei no mínimo curioso tanto pelo título quanto pela sinopse e decidi conferir.
    Chocante é pouco para descrevê-lo, um verdadeiro soco no estômago que nem todos estariam aptos a (querer) entender.

    Só a cena de luta no corredor já merece uma salva de palmas.
    Simplesmente perfeito.

  1. Arieli disse...:

    Esse filme é excelente, mesmo.

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails