Ontem recebi pelo correio um presente e tanto: o livro 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer, organizado por Steven Jay Schneider, publicado no Brasil pela Editora Sextante. Trata-se de uma obra de referência sensacional sobre os filmes que todos têm que assistir para entender de cinema. É claro que, já que estamos falando de uma lista, alguns filmes que podem estar entre os meus 1001 não estarão relacionados aqui. Mas 1001 é um livro muitíssimo interessante, uma espécie de guia que todo cinéfilo deve ter na estante, para consultar sempre que desejar ver um filme de qualidade e que acrescente algo à sua percepção da sétima arte. A obra traz filmes de 30 países diferentes, organizados em ordem cronológica. Como foi publicado em 2008, carece de alguma atualização que poderiam incluir filmes mais recentes (o último filme da lista é Desejo e Reparação, de Joe Wright, do ano de 2007). Apesar disso, este é um livro e tanto. E o melhor é que eu não paguei nenhum centavo por ele.
Explicando: este não foi um presente qualquer. Eu participei de uma promoção no site da revista Você S/A na qual deveria responder a uma pergunta sobre cinema relacionada a um artigo publicado no site. As oito melhores perguntas receberiam o livro, a edição especial de Bravo! com os 100 filmes essenciais da história, e dois DVDs que não poderíamos escolher. Infelizmente para mim, dois filmes que eu nunca compraria: Imagine Só!, com Eddie Murphy e Acerto de Contas, com Cuba Gooding, Jr e Harvey Keitel (filme do qual nunca ouvira falar).
Mas o prêmio mesmo foi o livro, desejo de consumo desde o seu lançamento, que certamente será uma ferramenta e tanto de conhecimento em minhas noites de insônia.
Aproveito para registrar meu agradecimento à minha esposa querida, Aline, por ter me indicado a promoção. Sem ela, jamais teria conhecimento do site, e consequentemente, nunca teria ganho um prêmio tão legal!
0 Comente aqui!:
Postar um comentário