2

O Estranho Mundo de Jack

Marcadores: , ,

Quando se ouve o nome Tim Burton, o que vem à mente são os personagens estranhos mas fascinantes, os cenários mais fantásticos e o apuro visual marcante que caracterizam seus filmes, desde Edward Mãos de Tesoura ao mais recente Alice no País das Maravilhas. Mas em 1993, Burton ainda não era o cineasta famoso, celebridade do mundo do cinema, figura fácil nas conversas nerds por toda parte.
Foi em 1993 que Tim Burton criou e produziu O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas), uma sensacional animação feita em stop-motion, dirigida por um mestre do gênero, Henry Selick (de Coraline). Um verdadeiro clássico dos filmes de natal, O Estranho Mundo de Jack é uma obra cheia de imaginação, com canções climáticas, que traduzem inteiramente o espírito do filme.
Conta a história de Jack, o rei da cidade de Halloween, que todos os anos organiza a festa do terror. Mas Jack está entediado com a mesma rotina ano após ano e sente que falta algo em sua vida. É quando, andando para longe das fronteiras de Halloween, que ele encontra uma floresta com árvores que são portais para os mais diversos mundos: lá estão a árvore da Páscoa, do dia de Ação de Graças, e é claro, do Natal. Ao entrar na árvore do Natal, ele se depara com um mundo inteiramente novo, onde as pessoas são sorridentes e tudo é colorido. Jack fica fascinado, e decide tomar o lugar de Papai Noel, o que fatalmente causará uma tremenda confusão.
Cada frame de O Estranho Mundo de Jack é um espetáculo, ainda mais se considerarmos a tremenda dificuldade que está envolvida em fazer um filme inteiro em stop-motion, onde cada segundo em cena deve ser fotografado separadamente.
Anos depois Tim Burton assumiria ele mesmo a direção de A Noiva Cadáver, outra animação de alta qualidade, comprovando que seu gênio criativo não perdeu a calibragem, pelo contrário, continua se renovando e mostrando ao público novos mundos que só poderiam vir de sua mente.

0

1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer

Marcadores: ,

Ontem recebi pelo correio um presente e tanto: o livro 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer, organizado por Steven Jay Schneider, publicado no Brasil pela Editora Sextante. Trata-se de uma obra de referência sensacional sobre os filmes que todos têm que assistir para entender de cinema. É claro que, já que estamos falando de uma lista, alguns filmes que podem estar entre os meus 1001 não estarão relacionados aqui. Mas 1001 é um livro muitíssimo interessante, uma espécie de guia que todo cinéfilo deve ter na estante, para consultar sempre que desejar ver um filme de qualidade e que acrescente algo à sua percepção da sétima arte. A obra traz filmes de 30 países diferentes, organizados em ordem cronológica. Como foi publicado em 2008, carece de alguma atualização que poderiam incluir filmes mais recentes (o último filme da lista é Desejo e Reparação, de Joe Wright, do ano de 2007). Apesar disso, este é um livro e tanto. E o melhor é que eu não paguei nenhum centavo por ele.
Explicando: este não foi um presente qualquer. Eu participei de uma promoção no site da revista Você S/A na qual deveria responder a uma pergunta sobre cinema relacionada a um artigo publicado no site. As oito melhores perguntas receberiam o livro, a edição especial de Bravo! com os 100 filmes essenciais da história, e dois DVDs que não poderíamos escolher. Infelizmente para mim, dois filmes que eu nunca compraria: Imagine Só!, com Eddie Murphy e Acerto de Contas, com Cuba Gooding, Jr e Harvey Keitel (filme do qual nunca ouvira falar).
Mas o prêmio mesmo foi o livro, desejo de consumo desde o seu lançamento, que certamente será uma ferramenta e tanto de conhecimento em minhas noites de insônia.
Aproveito para registrar meu agradecimento à minha esposa querida, Aline, por ter me indicado a promoção. Sem ela, jamais teria conhecimento do site, e consequentemente, nunca teria ganho um prêmio tão legal!

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails