Homenagens para todos!

Marcadores: , , ,

Acompanhando a cobertura jornalística do Festival de Gramado deste ano, encontro a notícia que me deixou no mínimo surpreso. A apresentadora Xuxa Meneghel foi homenageada pela organização do festival em reconhecimento aos 15 filmes estrelados por ela em toda a carreira.
Emocionada, a pretensa "Rainha dos Baixinhos" declarou: "Sou povo. Sou suburbana. Nunca imaginei que pudesse chegar aqui. Fico feliz que os preconceitos tenham sido superados e por nunca ter perdido a simplicidade do meu coração. Não me arrependo de dizer que sou loura, sou povo e sou vencedora".
Curiosa essa homenagem, já que os filmes da Xuxa representam tudo de ruim que o cinema brasileiro derrama diante do público todo ano. Ao fazer verdadeiros filmes-propaganda, Xuxa nem mesmo é chamada de atriz quando alguém se refere a ela. Com cenas constrangedoras, diálogos inexistentes, tramas que podem ser resumidas em duas linhas e produções caras com efeitos capengas, cada um dos filmes de Xuxa ainda conseguem números expressivos em relação à bilheteria. Xuxa e os Duendes, por exemplo, fez tanto sucesso que ganhou uma sequência um ano depois. Mas o filme mais bem sucedido de sua carreira foi sem dúvida Lua de Cristal, aquele da Sessão da Tarde, assistido por cinco milhões de pessoas, tendo ficado meses em cartaz, numa época em que a pirataria ainda não existia e os cinemas de bairro ainda funcionavam.
Se "preconceitos" foram quebrados, como disse Xuxa, então foram preconceitos contra filmes ruins, sem alma nem permanência cultural, concebidos por pessoas cujo interesse é unicamente aparecer no cinema para massagear seu ego.
O que debato aqui são os critérios para se homenagear alguém em um festival de tanta importância para o cinema nacional como é Gramado. Se fazer filmes é por si só razão para reconhecimento, então que se premie a carreira de Simão Martiniano, camelô pernambucano que produzia seus filmes de ação com trocados e os vendia em sua barraca. Pensando bem, até que seria uma boa ideia premiá-lo. Afinal, seus filmes eram muito mais verdadeiros e sinceros que qualquer Requebra que apareça por aí.

1 Comente aqui!:

  1. Ester Malafaia disse...:

    Pois é... eu tb fiquei estranhamente surpresa qndo li que Xuxa havia sido homenageada... realmente, estamos nos fins dos tempos, hein... se eu soubesse que era fácil assim, teria me candidatado tb! rsrsrs...

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails