0

Palpites para o Oscar 2011 - Parte 2

Marcadores:

Continuando minha análise (e meus palpites) dos indicados em todas as categorias do Oscar 2011, veremos os selecionados que concorrem ao prêmio por Roteiro Adaptado, Roteiro Original, Direção e Filme de Animação.

Melhor Roteiro Adaptado
A Rede Social
127 Horas
Bravura Indômita
Toy Story 3
Inverno da Alma

Mais uma categoria bastante concorrida, o prêmio de melhor Roteiro Adaptado tem potencial de se tornar o prêmio de consolação para A Rede Social, já que nesta categoria o filme de David Fincher não encontra a concorrência de O Discurso do Rei. Em compensação, há a forte presença de Bravura Indômita, inclusive pelo fato de os Irmãos Coen terem aproveitado o livro original de Charles Portis mais completamente que o filme clássico de 1969, com John Wayne. Opinião do blogueiro: acho que a estatueta já está nas mãos de Aron Sorkin, roteirista de A Rede Social. Oscar do blogueiro: se dependesse de mim, seria uma noite histórica para as animações, já que o prêmio iria para o magnífico Toy Story 3.

Melhor Roteiro Original
Another Year
O Vencedor
A Origem
Minhas Mães e Meu Pai
O Discurso do Rei

É quase certo que o vencedor de Roteiro Original seja um filme interessante de se assistir. Este ano, entre os indicados apenas uma surpresa: Another Year, escrito por Mike Leigh. Mas este ocupa apenas a posição de azarão entre os grandes favoritos, O Discurso do Rei, A Origem e O Vencedor. Opinião do blogueiro: com o filme de Tom Hooper no páreo, dificilmente o Oscar não vai para David Seidler, roteirista de O Discurso do Rei. Oscar do blogueiro: a trama intrigante e original de Christopher Nolan para A Origem merece ao menos um prêmio dentre as categorias chamadas 'artísticas', já que os prêmios técnicos devem ser abocanhados pela ficção científica.

David Fincher, de 'A Rede Social'
Melhor Direção
Cisne Negro - Darren Aronofsky
O Vencedor - David O. Russel
O Discurso do Rei - Tom Hooper
A Rede Social - David Fincher
Bravura Indômita - Ethan e Joel Coen

Poucas vezes o vencedor de Melhor Filme não leva o prêmio de Direção. Lembro-me de 2006, quando Ang Lee foi premiado por O Segredo de Brokeback Mountain, mas o filme vencedor na categoria principal acabeou sendo Crash - No Limite. Apesar de algumas exceções, não creio que este ano teremos surpresas desta natureza. Opinião do blogueiro: com a provável vitória esmagadora de O Discurdo do Rei, Tom Hooper deve ser o vencedor da categoria. Oscar do blogueiro: um diretor que transforma uma história aparentemente sem graça (a história da criação do Facebook) em um filme interessante e atraente ao grande público merece o prêmio, sem dúvida alguma. Meu Oscar vai para David Fincher, por A Rede Social.

Melhor Filme de Animação
Como Treinar Seu Dragão
O Mágico
Toy Story 3

Com apenas três indicados, a Academia afunila muito uma categoria que poderia render uma disputa interessante, já que 2010 foi um ano pródigo em produções do gênero. Mas mesmo com fortes concorrentes, a estatueta já tem dono. Opinião do blogueiro: alguma dúvida? Toy Story 3 será o vencedor. Oscar do blogueiro: em uma Academia perfeita, a vitória na categoria de Melhor Filme para a obra-prima da Pixar daria espaço para Como Treinar Seu Dragão sair vitorioso como Melhor Filme de Animação.

Na terceira parte deste artigo, falaremos das categorias musicais. Até lá!

6

Os 5 Clichês de Cartazes de Filmes Românticos

Marcadores: ,

Os anos se passam e Hollywood continua a nos assolar com seus produtos filmados, feitos para certas parcelas do público que enchem os cinemas para ver a Meca da Sétima Arte (?) desfilar toneladas de clichês uns sobre os outros, apenas modificando os títulos e um ou outro nome do elenco. Se os filmes prontos são lugares-comuns, os cartazes que os divulgam não são exceção. O fato é que todos eles se parecem muito. A revista inglesa Empire separou alguns destes clichês mais famosos, e os reuniu para nossa diversão. Vamos a eles:
1. Costas com costas


Uma Linda Mulher inaugurou a onda dos cartazes onde os protagonistas são mostrados um de costas para o outro, sempre sorrindo e fazendo aquele olhar: "Ok, estou ganhando uma grana preta para fazer isso, acho que vale a pena." Com certeza na época que o cartaz foi criado, ninguém pensou que estaria criando um dos clichês mais utilizados pelo gênero mais repetitivo do cinema. A moda pegou.
Maratona do Amor
 






















Como Perder um Homem em 10 Dias
O Amor Custa Caro

2. Os Três Rostos
 Imagine a cena: o designer de cartazes recebe a encomenda para um filme cuja trama trata de um triângulo amoroso; é final de expediente; ele está cansado e louco para chegar em casa (ou no happy-hour). O que ele faz? "Vamos colocar os três atores principais fazendo expressões engraçadinhas, é isso aí." Acho que foi assim que surgiram os tais cartazes de três rostos. Tudo bem fazer assim em O Diário de Bridget Jones, mas repetir a "façanha criativa" na sequência, Bridget Jones: No Limite da Razão? Como diz o povo na minha cidade, "Valha-me Deus"!
Bridget Jones: No Limite da Razão

Mickey Olhos Azuis - Hugh Grant ataca novamente!
Dois é Bom, Três é Demais - nunca veja este filme. Nunca

3. No Banco do Parque
 Alguns cartazes trazem mais de um clichê. Tomemos como exemplo Procura-se um Amor Que Goste de Cachorros, de 2005. Além de ser um clássico cartaz do casal sentado num banco de praça, ainda tem os três rostos! Certo que um deles é o de um cachorro, mas se você já viu o filme, deve saber que o amor de Diane Lane pelos cachorros faz com que qualquer romance com ela se torne um triângulo amoroso. Que coisa! Vejamos outros bancos de parque...
Ghost Town  - Tem um Espírito Atrás de Mim
Leis da Atração
4. As Cabeças Gigantes
Estrelando os cabeções de Meg Ryan e Hugh Jackman
 Se você acha que tem um cabeção, é porque nunca viu estes cartazes com cabeças enormes, gigantescas, imensas!
O Que as Mulheres Querem - com os cabeções de Mel Gibson e Helen Hunt!
O Poder do Amor - O poder das cabeças gigantes
Apenas Amigos - misericórdia, que cabeça é essa, meu filho

5. Colagem
 Não há maneira mais fácil de se criar um cartaz de um filme com elenco estrelado do que reunindo imagens do elenco numa colagem que poderia ter sido feita no Picasa. E para ficar ainda mais "romântico", nada como emoldurar tudo em um coração. Idas e Vindas do Amor é clichê puro.
Ele Não Está Tão a Fim de Você
Simplesmente Amor
Albergue Espanhol


Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails