Revendo a História do Brasil

Marcadores: , , ,

Best-Seller nacional, figurando em todas as listas dos mais vendidos há meses, o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil é uma das melhores coisas que publicadas este ano. O autor Leandro Narloch, jornalista que já foi editor das revistas Aventuras na História e Superinteressante, sabe bem como escrever textos que tratem de questões acadêmicas sem ser chato. O livro flui muitíssimo bem, e a leitura é muito divertida, mesmo tratando de temas polêmicos e caros para quem estudou certas coisas na escola, coisas tais que sempre tiveram status de verdade absoluta na história, mas Leandro Narloch as desmente.


Leandro Narloch
 Por exemplo, a história de Zumbi dos Palmares. Todos os livros escolares têm Zumbi como um herói nacional, uma espécie de líder socialista nos rincões do país. Mas o Guia desmente essa versão, ao afirmar que não apenas Zumbi não era um herói, como também tinha escravos. O que ele queria de fato era instalar em Palmares um novo reino africano. O autor argumenta que é muita ingenuidade acreditar que séculos antes das ideias iluministas surgidas na Europa, um quilombo fosse o ideal de igualdade entre os homens que é pregado por vários autores.
Outro tema polêmico é o que trata da matança dos índios. O Guia afirma que grande parte da culpa pelo massacre é dos próprios índios. Lendo este capítulo, me peguei pensando: não é que é mesmo? Afinal, para os nativos das terras brasileiras, eles mesmos não se consideravam "índios". Cada tribo era uma nação, que saía para a guerra com outras tribos, e cometia atrocidades. Uma das constatações mais surpreendentes (ao menos para mim, que não sou historiador) é a de que os índios nem mesmo conheciam a roda!

Outros personagens "sagrados" da historiografia brasileiras são totalmente destratados por Leandro Narloch, como os comunistas que lutaram contra a ditadura militar, a Coluna Prestes, o fato de muitos escravos serem libertos para simplesmente sonharem em terem seus próprios escravos, etc.

O Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil (Editora Leya) é uma leitura muito prazerosa e informativa. Merecidamente, está entre os best-sellers brasileiros. E para quem acha que um livro só é pouco, o autor está preparando uma obra semelhante, desta vez para descontruir os mitos da história da América Latina. Os esqueletos de Che Guevara, Bolívar e de muitos outros devem estar se revirando.

0 Comente aqui!:

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails