O site
IMDB (Internet Movie Data Base), a maior e melhor fonte de informações sobre cinema do mundo, está completando 20 anos em outubro. Para celebrar, várias coisas legais foram colocadas no site, incluindo esta lista com os 20 melhores filmes destas últimas duas décadas. Aí está a lista, com comentários meus.
20.
Matrix (1999), dos Irmãos Wachowski
Por que não pararam por aqui? Um filme completo, uma ficção científica revolucionária, uma visão profética de um futuro não muito longe da realidade. Interessante notar que depois deste, os Wachowski nunca mais foram os mesmos.
19. O Sexto Sentido (1999), de M. Night Shyamalan
Eu também fui pego de surpresa. E pensar que Shyamalan era tido como o "novo Spielberg", ao lidar com tanta destreza com o universo da criança sem nunca perder o lado assustador, e ainda trazendo Bruce Willis de volta do limbo. Depois deste, o diretor só seria feliz novamente em Corpo Fechado e (guardadas as devidas proporções) Sinais.
18.
Os Excêntricos Tenembaums (2001), de Wes Anderson
Wes Anderson já era um diretor aplaudido por Rushmore (Três é Demais, no Brasil. Pois é.), mas foi com este filme que ele mostrou que era - e continua sendo - um dos cineastas mais originais e melancólicos que o cinema trouxe nestas últimas décadas.
17. Clube da Luta (1999), de David Fincher
Se Seven foi um filme arrebatador, com Clube da Luta David Fincher não poupa o espectador em nenhum momento. De longe o melhor papel de Brad Pitt, Tyler Durden é um dos vilões - isso não quer dizer que haja algum mocinho no filme - mais marcantes da história.
16. A Origem (2010), de Christopher Nolan
Sem dúvida o melhor filme de ficção científica e ação desde Matrix. Interessante e original, sem deixar de ser divertido desde o primeiro frame. Leonardo Di Caprio em um papel majestoso, efeitos especiais acachapantes, roteiro perfeito.
15. Os Bons Companheiros (1990), de Martin Scorsese
Um clássico instantâneo, a obra de Scorsese é inesquecível. Envolvente, violenta e que nunca dá soluções fáceis. E pensar que perdeu o Oscar de melhor filme para
Dança com Lobos...
14.
Um Outra História Americana (1998), de Tony Kaye
O filme que fez muita gente virar fã de Edward Norton. Contundente e relevante.
13.
Ligeiramente Grávidos (2007), de Judd Apatow
Apatow e sua turma mais uma vez entregam uma comédia espetacular, que consegue fazer rir sem abrir mão da emoção. A cena do parto é sem dúvida uma das mais sensacionais já filmadas.
12.
O Grande Lebowski (1996), de Joel & Ethan Coen
Se Jeff Bridges não for lembrado por nenhum outro filme de sua carreira, ainda assim quem assistiu a
O Grande Lebowski nunca se esquecerá. Engraçado como nenhum outro filme dos irmãos Coen. Uma das melhores e mais inteligentes comédias que consigo me lembrar.
11.
Corra, Lola, Corra (1998), de Tom Tykwer
Nunca uma mulher de cabelo
bem vermelho, correndo pelas ruas em três maneiras de contar uma mesma história foi tão legal e empolgante.
10.
Distrito 9 (2009), de Neill Blomkamp
A mistura de ficção científica com crítica social rendeu um sucesso estrondoso, de público e crítica. A ideia de refugiados alieníginas confinados a uma favela sul-africana é simplesmente brilhante.
9.
Filhos da Esperança (2006), de Alfonso Cuáron
Poucos filmes do gênero "futuro apocalíptico" são tão interessantes quanto este, desde a ideia inicial até a execução. De todas as produções do tipo, este é meu favorito.
8.
Gladiador (2000), de Ridley Scott
A renovação dos filmes épicos só foi possível graças a
Gladiador, uma das raras produções que pode se orgulhar de ter simplesmente todos a seu lado. Neste caso, a unanimidade não tem nada de burra.
7.
Los Angeles: Cidade Proibida (1997), de Curtis Hanson
Com tantas atuações tão brilhantes e um roteiro tão denso,
Los Angeles não sai da cabeça da gente, mesmo horas (ou até anos) depois da projeção. O noir mais colorido - e ao mesmo tempo mais acinzentado - de que se tem notícia.
6.
O Cavaleiro das Trevas (2008), de Christopher Nolan
Este tem dono: Heath Ledger, com seu Coringa distópico, anárquico e mal até a medula, enterrando a versão cartunesca de Jack Nicholson no filme de Tim Burton. Ledger é a alma do filme.
5.
Pulp Fiction - Tempo de Violência (1994), de Quentin Tarantino
Assassinos que citam a Bíblia? Confere. Cenas antológicas? Confere. Diálogos geniais? Estão lá. No fim, o saldo de
Pulp Fiction é mais que positivo. É a receita de um clássico.
4.
O Show de Truman (1998), de Peter Weir
Profético e majestoso. Assim se define a fábula visionária de Peter Weir, com a melhor performance de Jim Carrey. Se você ainda não viu, corra para a locadora!
3.
O Senhor dos Anéis (2001-2003), de Peter Jackson
Impossível separar apenas um dos filmes para colocar aqui. Chega a ser lugar comum falar da importância da maior série de fantasia de todos os tempos.
2.
Os Imperdoáveis (1992), de Clint Eastwood
Eastwood realizou o último grande western de que se tem notícia e se firmou como um dos grandes cineastas que já apareceu no cinema. Uma lenda viva.
|
"Aquele que salva uma vida, salva o mundo inteiro." |
1.
A Lista de Schindler (1994), de Steven Spielberg
A imagem de uma menininha de vestido vermelho - em meio a um mar em preto e branco - correndo para fugir do massacre iminente, é das coisas mais tristes e ternas que o cinema já presenciou. Mas o filme é mais que apenas uma cena. Lembrar de Schindler (Liam Neesom) e Itzhak (Ben Kingsley) elaborando a lista que libertaria mais de mil judeus é uma experiência simplesmente arrebatadora. Spielberg nunca mais foi o mesmo depois de
Schindler. O mundo do cinema também não.